Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

“Malditos e Marginais da MPB”



Antes que o leitor se assuste com o nome da coluna, vou explicar o porquê do nome. Malditos e Marginais da MPB, não têm a intenção de ofender a ninguém e sim o objetivo, de mostrar o trabalho de grandes artistas brasileiros que não caíram na graça de público e/ou mídia. Talvez por simplesmente não se encaixarem aos padrões que quase sempre as gravadoras exigem.
Algumas pessoas podemos destacar e encaixar neste contexto, mesmo que às vezes seja de maneiras controvérsas e que podem variar da opinião de cada um. Alguns deles:
Antônio Adolfo, Ângela Rô Rô, Arnaldo Baptista, Belchior, Ednardo, Elomar, Guilherme Lamounier, Itamar Assumpção Jards Macalé, Lanny Gordin, João Ricardo, Jorge Mautner, Luiz Melodia, Maysa, Miriam Batucada,Paulo Diniz, Raul Seixas, Renato Teixeira, Roberto José, Rosinha de Valença, Sérgio Mello, Sergio Sampaio, Sérgio Ricardo, Tayguara, Tom Zé, Torquato Neto, Walter Franco, Waly Salomão, Xangai, Wilson Simonal, Zé Geraldo, entre outros.
O primeiro a ser comentado será Roberto José, apesar de muito pouco conhecido já teve músicas gravadas por diversos artistas brasileiros "com um pouco mais de nome". Vejam a seguir um pouco sobre este artista brasileiro.

Roberto José , é natural de Colatina (E.S). Ainda muito jovem já despertava a paixão pela música e no iniciar dos anos 60, ensaiava seus primeiros acordes. Participou ativamente dos movimentos culturais, corais, bandas de músicas, nos colégios onde estudou e trabalhou durante cinco anos no Departamento de Estrada e Rodagem.
Veio para o Vale do Aço em l966 ingressando na Cia Acesita onde trabalhou durante 10 anos. A música sempre esteve presente em sua vida. É um dos precursores aos movimentos musicais e culturais da região onde fundou bandas de baile
Destacando entre elas, Os Tenebrosos e o Grupo Terral e não exitando trilhar os caminhos da MPB, conseguiu desenvolver um trabalho musical sendo prestigiado nas grandes Casas Noturnas.
Conciliando seu trabalho na Cia Acesita no ano de 1973, num passeio ao Rio de Janeiro, Conheceu, Aadelzon Alves "O amigo da Madrugada", conforme era conhecido no seu programa na rádio Globo, este, gostou tanto de seu trabalho que empenhou a produzir um trabalho inicial com uma de suas canções Vou –me Embora ao LP do cantor Paulo Diniz, que fez sucesso a nível nacional. Daí pra frente outras composições foram gravadas por Elizete Cardoso, Rolando Boldrin, Elson do Forrogode, Luiz Carlos Damas .
Roberto José , sempre participou de muitos festivais conseguindo vários primeiros lugares com suas belíssimas composições e interpretações. Foi vencedor de vários peneirões de sambas-enredo das Escolas , os Bocas Branca, Vai Quem Quer, Quitandinha na cidade de Acesita e também na cidade de Nova Era, com o Samba da Escola Desce Ladeira.
Apesar de não ter nascido em Minas, Roberto José se considera mineiro pois, já reside no estado por muitos anos e casado com Maria das Graças que trabalha com ele nas produções de seus trabalhos como: assessora, produtora e empresária artística. O casal Roberto José e Graça, têm três filhas,Janira, Indiara e Laira que fazem parte em suas gravações como backing vocal.
Roberto José, continua compondo, participando das tocatas noturnas, festivais, compondo músicas e na expectativa de ser reconhecido para mostrar seu trabalho a nível nacional, realizando assim, um sonho que vem cultivando durante toda esta caminhada em sua carreira artística.

2 comentários:

Arnaldo disse...

Roberto José sem duvida é um dos grandes compositores.
Pena que mídia usa de canções balelas para
promover lucros as gravadoras.

Adelzon disse...

Só o fato de Adelzon Alvez, paranaense de Cornélio Procópio, há 21 anos radicado no Rio - onde comanda o programa de maior audiência na Rádio Globo ("O amigo da madrugada"), ter assumido a produção do lp de Roberto José já credencia este compositor e intérprete do qual, até agora, não tínhamos referências (e lamentavelmente a RCA, tão atenciosa na área de imprensa, esqueceu de enviar o release biográfico do artista

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Design by Dzelque Blogger Templates 2008

EXPRESSO REDE - Design by Dzelque Blogger Templates 2008