Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

segunda-feira, 30 de março de 2009

Quem foi Glauber Rocha?

Sinceramente, nunca vi um filme de Glauber Rocha. Também pudera, os filmes dele são coisa rara de se ver por aí. Aqui na minha cidade mesmo, em todas as locadoras, não existe sequer um VHS velho esquecido na prateleira do cineasta.

Mesmo assim, não sei porque, admiro o cineasta. Mesmo nunca tendo um visto um filme do camarada.

Talvez admire a sua determinação em fazer do cinema a sua plataforma de protesto contra a miséria e a fome nas décadas de 60 e 70.

Nos poucos trechos que vi, Glauber parece usar de imagens metafóricas para passar ao público a sua mensagem. Coisa rara hoje em dia.

Me pergunto, se Glauber vivesse neste século, qual seria o tema de seus filmes? Onde ele iria atacar, sobre o que iria falar?

Só Deus sabe.

O que sei, é que poucos brasileiros sabem quem foi Glauber Rocha, e a razão disso me parece bem simples, a TV aberta, com excessão da TV Cultura, não dá a mínima para o cinema brasileiro clássico, não estou falando dos batidos Tropa de Elite e Cidade de Deus, e nem mesmo do Central do Brasil, estou falando de filmes originais, artísticos. Quando vou ver Os Fuzis de Ruy Guerra passar na Tele Quente? Quando terei a oportunidade de apreciar Toda a Nudez Será Castigada de Arnaldo Jabor na Temperatura Máxima? Porque na Sessão da Tarde não passa aquele filme de Glauber, Terra em Transe? As respostas para essas perguntas eu tenho, são perguntas retóricas. Porque? Só o dia em que você ver algum político de Brasília atrás das grades .

Enquanto isso, Globo, SBT, Recor e Band, só para citar algumas, entope a cabeça de crianças, jovens, adultos e velhos, daquele lixo fedorento chamado de cinema americano, soma-se a isso, os programas idiotas e ignorantes das mesmas emissoras.

Dá para contar nos dedos os programas que acrescentam alguma coisa para os brasileiros. Porque a maoria, além de não acrescentar nada, aliás, acrescentam sim, acrescentam burrice, alienação, estupidez e imoralidades.

Mas eu acho que não adianta mesmo as emissoras passarem filmes que marcaram época do cinema brasileiro, filmes que nunca serão esquecidos, porque estes filmes são para poucos, são para uma classe mais avançada, que quer entender mais do que vida oferece.

O público que assite Faustão ou Gugu, não merecem ver filmes de arte e não merece nem mesmo conhecer quem foi Glauber Rocha. Deixe esse público com sua alienação, com sua cultura de massas, deixem esses escravos da TV em sua insignificância.

A liberdade não escolhe ninguém, é o homem que luta por ela.

Agora se você quiser saber quem foi Glauber Rocha, vá atrás, pesquise, nada vem de graça nessa vida meu irmão.

0 comentários:

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Design by Dzelque Blogger Templates 2008

EXPRESSO REDE - Design by Dzelque Blogger Templates 2008