Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

segunda-feira, 30 de março de 2009

Esse Zé Dirceu...

Tudo começa com a publicação do texto da jornalista Suely Carldas no Estadão. Leia a seguir.

Domingo, Março 29, 2009

O Mensalão Revivido?

O ESTADO DE S. PAULO
O ex-ministro e deputado cassado José Dirceu foi escalado pelo presidente Lula para percorrer 10 Estados, conversar com políticos do PT e de partidos aliados e negociar acordos para construir um variado leque de alianças regionais capaz de eleger Dilma Rousseff em 2010, informa a jornalista Vera Rosa em matéria publicada no Estado na última quarta-feira.

Com iniciativa e incentivo de Lula e aprovação de Dilma e do PT, Dirceu retoma a função que lhe coube na campanha presidencial de 2002: acertar com aliados partidários condições e compromissos para costurar Brasil afora um amplo apoio político à candidata petista.
A missão de Dirceu é forçar o PT a abrir mão de candidaturas próprias em favor de outros partidos, sobretudo o PMDB, quando isso facilitar uma aliança que fortaleça o palanque eleitoral de Dilma. O ex-deputado tem experiência no assunto. Fez isso nas eleições de 1998 e de 2002. Em 1998 apoiou Anthony Garotinho no Rio de Janeiro, que logo apelidou o PT de "partido da boquinha". Em 2002 os acordos fechados nos Estados foram mais amplos do que uma simples parceria política.

Para apoiar a candidatura de Lula os aliados passaram a exigir e conseguiram o que queriam: o PT assumiu o compromisso de financiar parcela considerável dos gastos de campanha.
Os métodos usados por José Dirceu nessas negociações foram revelados ao País em 2005, quando estourou o escândalo do mensalão, que o levou à cassação e à condição de réu em processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Na época, entre surpresa e decepcionada, a Nação tomou conhecimento de que a campanha eleitoral de 2002 e, depois, o apoio partidário no Congresso foram sustentados por um esquema comandado por Dirceu (como denunciou o ex-deputado Roberto Jefferson) e operado pelo publicitário Marcos Valério e pelo tesoureiro do PT Delúbio Soares, com a cumplicidade de muitos outros. A Dirceu coube a tarefa de acertar com os partidos aliados a distribuição de cargos no futuro governo e de boladas de dinheiro em pagamento de despesas com a campanha.
Ora, se os partidos da base aliada continuam os mesmos fisiológicos que só falam o monocórdio idioma da vantagem e foram flagrados pelo mensalão trocando apoio político por dinheiro e cargos, teria agora Dirceu algo de diferente a oferecer?

Curioso e sintomático é Delúbio Soares pressionar pela revogação de sua expulsão do PT justamente no momento em que é dada a Dirceu a autoridade para negociar acordos políticos, em clara indicação de que a ele estão reservados poder e liderança na futura campanha eleitoral de Dilma.

Afinal, mais do que o perdão, Dirceu é premiado com a volta ao poder, passaporte para reprisar métodos usados em 2002. E a Delúbio, que ali teve o papel coadjuvante de mero executor de decisões, sobrou a implacável punição da expulsão irremediável, do ostracismo no PT? E se o PT decidir manter a expulsão e, em represália, Delúbio resolver aderir ao programa de delação premiada, como fez Marcos Valério, e revelar fatos ainda desconhecidos que compliquem a vida de Dirceu e de outros do PT?
Nem tanto a oposição, que parece ter abdicado de seu papel, mas o País e os eleitores veem em José Dirceu um telhado de vidro excessivamente comprometedor. Se vierem a ser confirmadas, sua presença e sua liderança no comando da campanha de Dilma têm tudo para levantar um longo rastro de suspeitas que pode prejudicar seriamente o desempenho eleitoral da candidata. E ela que não esqueça: se eleita for, os acordos de distribuição de cargos e dinheiro podem ser fechados por Dirceu, mas caberá a ela cumpri-los.
Quando se trata de corrupção e práticas ilícitas, o presidente Lula e o PT têm uma surpreendente tendência a repetir erros. Ignoram, desprezam o julgamento que a população faz dos fatos e cinicamente reabilitam companheiros suspeitos. Assim foi com os seus deputados "mensaleiros", com os "aloprados" do falso dossiê tucano, com os suspeitos de desvio de dinheiro das prefeituras do interior de São Paulo, com os fraudadores do Ministério da Saúde e com José Dirceu. E aí Delúbio Soares pergunta: por que só eu de bode expiatório?
Pacote de habitação - O programa de casas populares lançado pelo governo recebeu variadas críticas: é eleitoreiro, não tem compromisso de prazo, não ajuda a atravessar o pior momento da crise. Mas tem uma inédita qualidade: é focado na população pobre e não mais na classe média. Agora, se é viável e vai dar certo, o futuro dirá.

E no blog do ex-ministro vem a resposta de Zé Dirceu.

30/03/2009 16:28

Jornalista faz pré-julgamento para atacar-me

No artigo que escreveu ontem no Estadão, com o título...

No artigo que escreveu ontem no Estadão, com o título ”O mensalão revivido?”, a jornalista Suely Caldas parte de uma falsa premissa - a de que tenho delegação do presidente Lula para articular a candidatura presidencial do PT para 2010 - e afirma que estou viajando pelo país para fazer acordos políticos.
Vai além. Faz um pré-julgamento sobre o chamado mensalão, compara minha atuação na presidência do PT em 2002 e nos acordos então firmados com minhas viagens atuais aos Estados, e dá como exemplo um acordo de 1998 no Rio para apoiar-se numa expressão do ex-governador Anthony Garotinho, que chamou o PT de “partido da boquinha”.

Faz uma caricatura do meu trabalho e afirma que compro apoios em troca de cargos e recursos para campanhas "por boladas de dinheiro".
A jornalista desconhece que apenas retomei minhas viagens pelo país, o mesmo que fiz em 2007 quando visitei 21 Estados, e em 2008, quando fui a 13. São viagens nas quais, convidado por entidades e pelas seções regionais do PT, faço palestras e conferências, defendendo-me das acusações que recebo, discuto o Brasil e o governo Lula, visito amigos e companheiros de 30, 40 anos, parlamentares, governadores, prefeitos, personalidades, câmaras municipais e assembléias legislativas.
Não articulei e nem fiz qualquer aliança ou acordo, já que, como repito há dias, não tenho mandato nem do PT e muito menos do presidente.

O artigo é calunioso e mais uma demonstração da qualidade de nosso jornalismo.

Não só faz um pré-julgamento a meu respeito no chamado caso mensalão, como desconhece que fui absolvido em todas as investigações, inquéritos, processos e CPIs até agora concluídos, como tenho cansado de expor à imprensa e à sociedade.
Posso citar como exemplo os casos: Valdomiro Diniz; prefeito Celso Daniel, cujo irmão me acusou e depois se retratou em juízo; e o processo, que tramitou na 1ª Instância Federal de Brasília, com acusações infundadas e ineptas contra mim e meu filho, o prefeito de Cruzeiro D'Oeste (PR), Zeca Dirceu, de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito, com base na denúncia do procurador-geral da República que deu origem ao processo do Supremo Tribunal Federal (STF).
A jornalista também não sabe que recebi um atestado de honestidade da Receita Federal depois de 17 meses de devassa de minha vida fiscal, patrimonial e bancária.

Suely Caldas, além de desconhecer tudo isso, não me dá o direito à presunção da inocência e já me condena. Pior, comete a barbaridade de me acusar e condenar  pelo fato de viajar pelo país e fazer reuniões e palestras, debater a crise e o Brasil, e discutir o governo e o PT.

Mesmo se tivesse articulando a candidatura petista em 2010, qual o crime que estaria cometendo?
Além disso, relaciona-me a fatos nos quais, como é público e notório, não tive nenhuma participação. Sua acusação de que pratico corrupção e ilícitos é grave. Trata-se de uma calúnia pura e simples. Não adianta justificar-se, dizer que sou réu no STF porque o próprio acórdão da Corte deixa claro que a aceitação da denúncia não é admissão de culpa do réu e que cabe ao Ministério Público Federal (MPF) provar a culpabilidade.

Em outras palavras, tenho a presunção da inocência.
O que a jornalista quer, na verdade - como grande parte da imprensa - é interditar-me, aplicar uma pena adicional à cassação de meu mandato e inelegibilidade até 2016.

Quer banir-me da vida política do país e cassar meus direitos políticos como fez a ditadura militar.

Agora chegou a minha vez vou cantar...

Meu Deus do céu, quando estes jornalistas caluniosos vão criar juízo? Como podem dizer tantas inverdades de um homem indôneo, honesto e trabalhador como é Zé Dirceu... Me ofendo profundamente saber que o Brasil tem um jornalismo livre e democrático. Como qualquer jornalista pode sair por aí falando bobagens? Que jornal é esse, o Estadão para publicar uma reportagem dessa? Caluniosa?

Deixa o Zé pô!

Só porque o Zé dava uma mesada para os deputados vocês jornalistas vão crucificá-lo, o que é isso? O STF já deu perdão a ele coitado...

O culpado do mensalão foi o Delúbio, quem mandou ele seguir as ordens do Zé, problema dele, o Zé não tem nada com isso.

O jornalismo brasileiro está muito maldoso, vocês querem acabar com os direitos políticos do Zé? Este homem que tanto engrandece a nação... Ele gosta tanto desse país, que quando ministro, fez questão de pagar os deputados para aprovarem projetos de relevância nacional. E os jornalistas querem bani-lo da política...

Estou muito furioso com o jornalismo brasileiro, parece a ditadura militar, querem cassar os direitos políticos de Zé Dirceu. Que absurdo!

Torço para Zé voltar ao poder, e criar um órgão de censura para estes jornalecos que não tem mais nada o que publicar. O próprio Zé vai fazer a mediação das matérias, reportagens e notícias, e o que não for do agrado dele será censurado. Assim como os meus comentários são censurados no blog dele.

2 comentários:

Roberto disse...

Se existe um jornalista democratico neste país,
ZD desconhece, todos são contra ele, coitadinho
SD é um santo, honesto, trabalhador, nunca se envolveu em falcatruas, não teve nada a ver com o mensalão, já pagou o perito contratado por ele
no processo contra Orestes Quercia, a imprensa é que o persegue, o tal PIG,é só olhar para ele
e ver que estamos diante de um anjo, errado só os outros, agora se quizerem saber se tudo o que escrevi é verdade olhem com o nariz do Pinoquio (ZD) está crescendo,com ZD sendo garoto propaganda de Dilma (mãe do PAC)Roussef
estamos ou melhor estaremos bem perto de presenciar novos mensalões, cuecões e outros ões da vida. Abraços

Unknown disse...

Luciel, a tua ignorância e bossalidade são imensas.
Esta porcaria deste blog é tão parco quanto tu mesmo. Só clichês! Tu és pautado pelo pig mêo! por isto és tão burro... Vá estudar sério e se preparar antes de fazer comentários bestas nos blogs alheios!Vaza sô!!!

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Design by Dzelque Blogger Templates 2008

EXPRESSO REDE - Design by Dzelque Blogger Templates 2008