Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

terça-feira, 31 de março de 2009

A ditadura foi culpa de Jango

No começo dos anos 60, o mundo estava dividido, de um lado os Estados Unidos, a potência do capitalismo, do outro, a União Soviética, a potência do comunismo.

Os Estados Unidos não admitia dissentes do capitalismo em seus territórios dominantes e o mesmo acontecia nos territórios comunistas.

Se alguém se dizia comunista nos territórios capitalista, era rechaçado e as vezes preso, se alguém dizia que era capitalista no outro lado do muro, era morto.

E no ano de 1964 no Brasil, um país com uma democracia frágil, arcaica, temos um presidente questionável, ninguém sabia se ele era capitalista ou comunista.

A sua aproximação com a China comunista, mais o seu discurso de nacionalização de empresas, evidentemente, um discurso socialista, fazia as opiniões pender para o lado comunista. Até John Kennedy desconfiava do discurso de Jango.

O alto escalão do exército também não gostava nem um pouco do discurso de Jango, e previam que se Jango continuasse, ele iria implementar vagamente o sistema socialista no Brasil, com o total apoio da União Soviética, e como naquele ano, as bombas nucleares botavam mais medo que ataque terroristas, os militares falaram:

"Se o país virar comunista, o Brasil vai se transformar em um Vietnã"

Aí deu no que deu, botaram Jango pra correr...

Sinceramente, se Castelo Branco tivesse restaurado a democracia, e devolvido o poder aos civis em 1965, o golpe militar de 1964 seria comemorado hoje em dia como ato patriótico.

Mas não, Castelo Branco sucumbiu ao veneno do poder, e não resistindo, infringiu ao país a ditadura, que foi ficando mais pesada com seus sucessores.

Se no lugar de Jango, estivesse um presidente com um discurso mais voltado para o capitalismo e a democracia, ninguém neste país, jamais conheceria o termo ditadura.

0 comentários:

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Design by Dzelque Blogger Templates 2008

EXPRESSO REDE - Design by Dzelque Blogger Templates 2008