Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

sábado, 28 de junho de 2008

Marcos Kostenbader Valle


Nasceu no Rio de Janeiro em 14 de setembro de 1943, compositor, cantor, instrumentista e arranjador brasileiro, Valle foi um dos principais nomes da música popular brasileira nos anos 60 e começo dos 70. Já no início do século XXI, tornou-se ídolo em países como o Japão, lugar no qual passou a ser um ícone da música brasileira. É irmão do letrista Paulo Sérgio Valle e primo do compositor Pigarilho. Seu último trabalho é o CD e DVD "Conecta", lançado em 2008.
Estudou piano clássico e teoria musical na infância, e mais tarde violão. Começou a freqüentar os bares e casas noturnas que davam espaço para grupos de jazz e jam sessions e formou em 1961 um conjunto com Edu Lobo e Dori Caymmi que chegou a apresentar-se algumas vezes. Com seu irmão e letrista Paulo Sergio Valle, comporia músicas de sucesso e em 1964 lançou o LP "Samba Demais", disco de estréia, com arranjos de Eumir Deodato.
No ano seguinte foi para os Estados Unidos, lançando "Samba de Verão" com grande êxito, superando até os Beatles na parada de execução da revista Billboard. "Preciso Aprender a Ser Só" e "Terra de Ninguém" são outros destaques dessa época, junto com "Samba de Maria", "O Amor É Chama", "Viola Enluarada" (gravada em duo com Milton Nascimento), "Dia de Vitória", "Gente", "Seu Encanto" e "Ao Amigo Tom".
Nos anos 1970, aproximou-se mais do pop e do soul. Em seguida, compondo trilhas de novelas, sua enorme lista de sucessos passou a incluir ainda "Quarentão Simpático", "Com Mais de Trinta", "Mustang Cor de Sangue", "Os Grilos" (numa regravação black), "Freio Aerodinâmico", "Que Bandeira", "Black Is Beautiful" (sucesso também com Elis Regina), "O Cafona" e "Não Tem Nada Não".
Nos Estados Unidos, trabalhou com Airto Moreira e Leon Ware, papa da soul music, e com o grupo Chicago, que gravou música sua e a parceria Valle/Peter Cetera. Na década de 80 deu uma guinada mais pop e teve alguns sucessos como "Estrelar" e "Bicicleta". Marcos Valle foi um compositor da chamada "segunda geração" da bossa nova, que se dividiu ideologicamente entre "participante" e "alienada".
Seu estilo suingado e dançante, apoiado em grooves inovadores, adaptou-se à demanda das pistas de dança européias, onde foi redescoberto e "relançado" com muito sucesso na década de 90, no meio da febre do drum'n'bass, criando um novo estilo, o drum'n'bossa. Seus discos na gravadora Odeon foram relançados, primeiramente no Japão, e outros foram gravados, especialmente pela gravadora londrina Far Out.
O reconhecimento de Marcos Valle é notório não só no velho continente. Graças ao seu sucesso, ele tem excursionado também pelos Estados Unidos e pelo Japão. Em 2004, a cantora Emma Bunton, ex-integrante das Spice Girls, gravou uma composição do brasileiro em seu álbum “Free Me”. A música “Crickets Sing for Anamaria” é uma versão em inglês de “Os Grilos”, escrita pelo compositor, em 1967, para a sua primeira esposa e cantora Anamaria Valle, que faz duos com ele no disco "Samba ´68". A gravação de Emma foi considerada pelos críticos britânicos como um dos destaques do CD da cantora.
Em 2005, o compositor lançou “Jet-Samba”. Gravado no Rio de Janeiro, o disco traz releituras das canções "Selva de Pedra", "Campina Grande" e "Esperando o Messias" e novas composições como "Posto 9" e "La Petite Valse". O êxito de Jet-Samba” junto à crítica foi confirmado com a sua premiação pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), em 2005. Além disso, o show de lançamento do CD ficou entre os melhores do ano na lista do jornal O Globo.
Em 2008, Valle teve sua turnê 'Conecta' gravada no Cinematèque, em Botafogo, Rio de Janeiro. O registro saiu em CD e DVD e contou com as participações dos músicos DJ Plínio Profeta, DJ Nado Leal, Marcelo Camelo (vocalista e guitarrista da banda Los Hermanos), +2 e Fino Coletivo.

Discografia
Samba demais (1964)
O compositor e o Cantor (1965)
Braziliance! A música de Marcos Valle (1967)
Viola enluarada (1967)
Samba'68 (1968) Verve (EUA)
Mustang cor de sangue (1969)
Marcos Valle (1970)
Garra (1971)
Vento Sul (1972)
Previsão do tempo (1973)
Marcos Valle (1974)
Vontade de Rever Você (1981)
Marcos Valle (1983)
Tempo da Gente (1986)
Nova Bossa Nova (1998)
Bossa entre Amigos (2001) (Com Roberto Menescal e Wanda Sá)
Escape (2002)
Contrasts (2003)
Live in Montreal (2004)
Jet-Samba (2005)
Conecta - Ao vivo no Cinematèque (2008)









Corro por dinheiro, ra ra
até jogar no chão meu corpo inteiro, ra ra
eu vou morar no centro da cidade, ra ra
eu não conheço nem minha cidade, ra ra
mas eu vou vencer

quero a realidade, ra ra
eu sei ganhar dinheiro de verdade, ra ra
se eu não morrer até o fim do ano, ra ra
eu prego capital a todo pano, ra ra
se eu não morrer

e se Deus quiser
aí eu vou parar e vou olhar
a vida que eu não vi
coisas como o amor,
e as coisas claras como a luz do sol,
e o tempo que eu perdi..

Corro por dinheiro, ra ra
até jogar no chão meu corpo inteiro, ra ra
eu vou morar no centro da cidade, ra ra
eu não conheço nem minha cidade, ra ra
mas eu vou vencer
se eu não morrer

0 comentários:

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Design by Dzelque Blogger Templates 2008

EXPRESSO REDE - Design by Dzelque Blogger Templates 2008