Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

sexta-feira, 28 de março de 2008

Punk um grito suburbano

Agora quem vai dar as cartas por aqui é o punk, isso mesmo, se você curte led ou pink floyd, pode vazá, porque a aqui o buraco é mais embaixo, seu sacana, mas se você for um punkeiro assumido, pode e dever ler esta matéria do caralho... Vai que é tu...



Anarquia no Reino Unido, pura porrada de som da banda mais sacana e fedorenta da história, puxe seus cabelos e rasgue suas calças, você também é um punk

PUNK UM GRITO SUBURBANO

Nos subúrbios de São Paulo, em plena ditadura militar, emerge da opressão e censura, um tipo estranho de resposta, um tipo estranho de movimento, querendo quebrar as regras, enfrentar a polícia, enfrentar a sociedade e o capitalismo, reivindicar direitos e condições melhores aos trabalhadores e atacar o consumismo. É o punk rock brasileiro, fortemente influenciado pelo punk inglês.
O movimento surgiu no Brasil no final da década de 70, e consolidou-se pelas bandas de SP e do ABC Paulista no início dos anos 80.
Mas você sabe o que é punk? Punk é a idéia do faça-você-mesmo. É você se vestir com uma aparência agressiva ao olhar da sociedade dita limpa. Usar cabelos espetados, colorido, usar piercing, cortunos, calças coladas e rasgadas, tudo o que for estranho aos burgueses de casaca é o estilo punk.
O punk nasceu em 1974 com a banda The Ramones, que faziam músicas com três acordes, usando power-chords, com paletadas rápidas e cruas, sem nenhum delicadeza. O estilo Ramones, que usavam jaquetas de motoqueiros, calça-jeans, tênis e camisetas brancas, virou febre nos jovens americanos.
Dos Estados Unidos, o punk migrou para a Inglaterra, da onde surgiu aquela que seria a banda mais idolatrada dos punkeiros de plantão, Sex Pistols, a banda que não tava nem aí pra nada e ninguém. O garoto propaganda da banda, Sid Vicious, foi um cara que não tocava nada de baixo, mas em compensação, tinha atitude punk de sobra, subia no palco bêbado, falava palavrão, infernizava a vida das autoridades, o cara infelizmente morreu de overdose aos 21 anos de idade, em uma festa na casa de sua mãe, depois dele sair da cadeia.
No ano de 1982, o movimento punk explodiu no Brasil, especificamente em São Paulo e no ABC Paulista. Foi lançado o primeiro vinil punk brasileiro "Grito Suburbano", compilando músicas das bandas Cólera, Olho Seco e Inocentes. As gangues do ABC Paulista tretavam contra as gangues de São Paulo, mas com o regime militar, e a violência da polícia, as forças punks se uniram, e mostraram a cara para o Brasil inteiro, culminando com o festival “O COMEÇO DO FIM DO MUNDO”, realizado nos dias 27 e 28 de novembro de 1982, no recém inaugurado SESC Pompéia. Só pelo nome do festival, a mídia e a população tremiam na base. Será o fim do mundo?
As rivalidades, brigas e violência, cederam espaço para a união, música e protesto contra o regime militar. No final, a polícia, como era de praxe para os punkeiros, baixou na aérea e distribuiu paulada a reveria, se salvou apenas quem estava dentro do SESC, onde a polícia não podia entrar. A noite, no Fantástico da Rede Globo, foi a vez da mídia sensacionalista baixar o cassete no punk, imagens de brigas e violência foram atribuídas ao punk, fazendo a população acreditar que o movimento era violento e composto de bandidos e marginais.
No final da década de 80 e início da década de 90, o punk rock brasileiro teve algumas baixas com bandas se separando, mudando de estilo, casas de shows sendo fechadas e ostracismo.
Nos anos 90 o punk rock voltou com tudo, muito graças à divulgação do estilo pela internet e pelo interesse de algumas gravadoras por novas bandas.
Vendo a chance de voltar à ativa, muitas bandas da primeira geração do punk brasileiro vieram com tudo. Foram os casos de nomes importantes como Inocentes, Cólera e Garotos Podres.
A partir da segunda metade da década de 90, novas bandas de punk rock surgiram, resgatando o estilo original, com pegadas street punk e com uma cara nova para o punk brasileiro. Dentre essas bandas destacam-se nomes como Lambrusco Kids, Excluídos e Flicts, todas formadas a partir de 1995.
A partir do ano 2000, com novas casas de shows underground abrindo em todas as cidades brasileiras e com a firmação da internet como veículo principal de divulgação das bandas, ocorreu uma verdadeira explosão na cena e os nomes de bandas se multiplicaram às centenas.
Em 2007, a cena punk sofreu novos ataques da mídia por crimes cometidos por jovens que assumiram-se punks apesar de assasinarem um trabalhador que vendia pizzas em São Paulo por que o mesmo se negou a dar um desconto de 40 centavos no preço de um pedaço de pizza. Apesar de assumirem-se como punks, as atitudes destes jovens renegam os ideais punks como o anti-consumismo e a defesa da classe trabalhadora.

Olho Seco - Castidade


Lave seus ouvidos, porque agora é vez de Olho Seco espancar

Agota tu senta essa bunda na cdeira, porque você vai saber quais são os 10 melhores discos de Punk Rock do Brasil

por Bruno Cavalcanti


RESTOS DE NADA
Roga a lenda que eles já tocavam punk rock em 1977, antes mesmo de saberem que diabos era isso. Então tá! Fora esse papo auto-promoção, este disco é um clássico: muito bem tocado, músicas bastante criativas e, principalmente, letras viscerais de ódio e inconformismo sob o vocal de Ariel, carregado de desespero existencial perturbador!

LIXOMANIA "Violência e Sobrevivência"
Isso que é punk rock! Letras tocantes de tão infames! Instrumental básico e vocal rasgado. Só como referência, as músicas lembram Os Cabelo Duro, da demo-tape. Esse Ep é bastante raro, talvez o disco punk nacional mais difícil de se conseguir. "Os punks também amam, é verdade eu comprovei!" é um clássico! Afinal, punk não é de ferro, né, gente?

Lixomania- Os punks tambem amam


CÓLERA "Pela Paz em todo o Mundo"
Segundo álbum da banda, de 1986. Todo mundo já chorou com "Adolescentes" ou imaginou um clip do tipo "We are the World" para a música "Pela Paz em todo o Mundo", podem assumir! Um grande trabalho conceitual, talvez o único do tipo no Brasil, com um encarte bem sacado, que lembra o tipo de coisa feita pelos anarco-punks ingleses do Crass ou Conflict.

SUB
O primeiro disco punk do Brasil que tive em mãos e o primeiro a ser lançado, em 1982. Tirando o RDP, é uma coletânea de vários hits de boas bandas. Cólera é a que mais se destaca, pois aqui está o hino punk de todos os tempos: "Quanto vale a Liberdade?" Leva também o prêmio da capa mais comunista do mundo, só faltava ter sido dedicado à memória de Trotsky.

ATAQUE SONORO
Se existe uma coletânea definitiva de punk rock no Brasil, esta é a grande pedida. Esqueça as imitações fajutas! Ela é a culpada de ser o grande exemplo seguido por todos os independentes que viriam a seguir. Contém os grandes sucessos do "Vírus 27", "Espermogramix" e "Lobotomia". Foi lançada em cd com bônus, pena que não se ache mais para comprar.

REPLICANTES "O Futuro é Vortex"
Não há nada mais punk rock do que isso: batida 4x4 quase sem bumbo, guitarra sem compressor, baixo só pra dizer que tem, e um vocal... er, o vocal melhor dizendo, o vocal gutural e efisêmico, etílico e desdentado, de Wander Wildner. The Eaters e The Damned juntos é a melhor forma de definir a sonoridade desse Lp. Confira como este disquinho é tri!

OLHO SECO "Primeiros Dias"
Este mini-Lp é a demo dos caras de 1981. Houve duas prensagens, uma com "Viva Nóis" mas sem "Feito Gente", e outra de forma invertida. As letras são totalmente no sense numa base Discharge. A banda continuou por anos nos becos, e talvez seja a única com tanta fama tendo apenas as músicas de uma demo. Depois lançaram um cd, mas numa trambicagem só.

REPLICANTES "Histórias de Sexo e Violência"
O disco começa com um hardcore à la Chaos Uk, "Chernobil". A coisa não dá descanso, passando pelas punkadarias de "Sexo & Violência", "Festa Punk", inclusive a proto-punk Brega "Astronauta". "Adúltera" foi censurada, mas eles incluíram a música no disco sem a letra só de marra! A capa é a mais punk de todo o mundo.

CÓLERA "Caos Mental Geral"
Apesar de ser bem recente, já na era do cd, mostra um Cólera que nunca enferruja, com faixas emocionantes, embora as regravações deixem a desejar em relação às originais. A única banda punk dos primórdios que continuou intacta em seu estilo e postura. A capa, assim como a contra-capa, deve ter sido feita pelo filho débil-mental de Redson.

CAMISA DE VÊNUS
Antes de bufar, tire esse Lp do fundo do armário, limpe a poeira e coloque pra rodar. Comprove se não é um punk rock danado de bom?!? E as letras blasfêmicas e afiadas de Marceleza? Esse Lp (1983) ficou preso na gravadora pela censura por dois anos. A banda não pôde gravar até 85, de forma que foram lançados oficialmente o 1o. (83) e o 2o. (85) disco juntos.


Letras reclamam e protestam contra a miséria, pensa que é só barulho, nos anos 80, inflação a mil, fome e desemprego pra tudo lado, o punk rock brasileiro tinha idéias e se preocupava com os pobres miseráveis, confira a música da banda Cólera “NÃO FOME!”

cólera cover - NÃO FOME



- Não te quero não!

Quem pode agüentar tanta inflação?
E já não dá pra comprar
Nada pro café, nada pro almoço
E nada para o jantar.

Pão com pão passado
Não vai sustentar
É preciso nutrição pra gente
Pelo menos PENSAR!

NÃO FOME! NÃO FOME! NÃO FOME NÃO!
NÃO FOME! NÃO FOME! NÃO, NÃO, NÃO
NÃO TE QUERO NÃO!

Quando aumenta nosso salário
A gente cai na ilusão
Muitas, muitas compras
Não vamos fazer
Ou compra arroz ou feijão.

Não precisa carro, nem televisão
Muita gente está morrendo
com esta SUBNUTRIÇÃO.

The Ramones - Blitzkrieg Bop


Curte essa banda que presenteou o mundo, a sua vida, com o punk

0 comentários:

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Design by Dzelque Blogger Templates 2008

EXPRESSO REDE - Design by Dzelque Blogger Templates 2008