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quinta-feira, 30 de abril de 2009

Netbook - Veja como instalar software

Truques para instalar programas em minilaptops que não contam com unidades de CD ou DVD integradas
Uma característica comum dos netbooks é a ausência de drive óptico, de CD ou DVD. Isso cria uma pequena dificuldade para a instalação de aplicativos distribuídos nesse tipo de mídia. Mas é algo que pode facilmente ser contornado com alguns truques.


CD/DVD EXTERNO


A primeira forma de resolver isso é usando um leitor de CD/DVD externo. Conecte o drive a uma porta USB do netbook e faça a instalação. Mesmo que você não tenha um drive externo, é possível usar um periférico para uso interno acoplado a um adaptador SATA ou IDE. O periférico se liga, do mesmo modo, a uma porta USB.


PEN DRIVES, HD EXTERNO, DOWNLOAD OU E-MAIL

Para instalar programas não contidos em CD ou DVD, as opções são mais fáceis e variadas. Arquivos pequenos podem chegar ao minilaptop num pen drive, num cartão de memória, por download ou como anexo de e-mail.Também se pode tentar a seguinte alternativa: copiar todo o conteúdo do CD para um pen drive e executar a instalação a partir desse pen drive. O sucesso não é absolutamente garantido, mas, na maioria dos casos, essa gambiarra funciona.

 

Software no netbook? Veja como instalar

 

Truques para instalar programas em minilaptops que não contam com unidades de CD ou DVD integradas


DRIVE COMPARTILHADO


Uma solução um pouco mais trabalhosa, mas também válida, é compartilhar o drive de CD/DVD num micro de mesa ligado à rede. Assim, o minilaptop pode executar o programa de instalação no drive do PC. Como se faz esse compartilhamento? Veja como proceder num micro de mesa com o Windows Vista.


1 - Habilite o compartilhamento



Acione Meu Computador. Clique com o botão direito no drive de CD/DVD e escolha Compartilhar. Na tela que se abre, clique em Compartilhamento Avançado. Surge outra janela. Marque a caixa Compartilhar a Pasta. Em Nome de Compartilhamento, dê um nome para a pasta – por exemplo, LeitordeCD. Dê OK. Feche a outra janela.


2 - Configure o compartilhamento



Agora, o ícone do drive mostra duas pessoas, simbolizando que ele está disponível para mais de um usuário. Mas ainda faltam alguns ajustes para que o netbook possa enxergar esse drive. Abra o Painel de Controle e, no bloco Rede e Internet, acione Configurar Compartilhamento de Arquivos. Na nova tela, clique em Personalizar. Escolha a opção Particular. Isso diz que o acesso aos arquivos se dará somente na rede interna. Clique em Avançar e depois em Fechar. Em Compartilhamento de Arquivos, escolha a opção Ativado. Pronto.


3 - Conecte o netbook



Agora, acione Iniciar > Computador > Propriedades. Veja o nome do item Grupo de Trabalho. Aqui é Workgroup. Anote esse dado. Passe agora para o netbook. Conecte-o, via cabo ou Wi-Fi, à rede onde está o micro de mesa. Acione Iniciar e clique com o botão direito em Meu Computador. No menu, escolha Propriedades. Agora, na guia Nome do Computador, leia o nome do grupo de trabalho. Se não for o mesmo que o do computador de mesa, você precisa mudá-lo. Para isso, clique em Alterar. Digite o nome Workgroup na caixa Grupo de Trabalho. É preciso reiniciar o micro.

4 - Localize a rede



Agora, no Windows Explorer, abra a pasta Meus Locais de Rede, depois Toda a Rede, Rede Microsoft Windows. Surge o ícone do grupo de trabalho. Dê um duplo clique para abri-lo. Aparecem os micros do grupo.


5 - Inicie a instalação



Dê um duplo clique no ícone do micro de mesa onde está o drive. Lá está a unidade LeitordeCD. Ponha nela o CD. Abra-a e execute a instalação do programa desejado.

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Texto retirado de Uol Tecnologia

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