Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

quarta-feira, 23 de abril de 2008

The Cranberries apresenta


Por Luciel Ribeiro
O rock alternativo do The Cranberries é realmente de se apaixonar, músicas suaves, um leve toque de guitarra, junto com a voz lindissima da vocalista Dolores O'Riordan, sem dúvida, deixa-me sem palavras para apresentar esta fantástica banda.
Na distante Irlanda, de 1989, os irmãos Noel e Mike Hogan, criaram a banda e poucos meses depois, em 1990, Fergal Lawler entra para o projeto cujo nome original era The Cranberry Saw Us, o "Saw us" fazendo um trocadilho com sauce, molho em inglês (vale lembrar que cranberry é uma fruta típica da ilha irlandesa, no Brasil essa fruta é conhecida como oxicoco ou uva-do-monte). Dolores O'Riordan fez o teste e ganhou o papel de vocalista principal, compondo a letra de "Linger". Sua voz é um elemento importante da sonoridade da banda.
O grupo gravou uma fita demo caseira e divulgou o trabalho para as gravadoras, Após uma variedade de ofertas, decidiram assinar com a Island Records
A explosão da fama veio com o segundo single, "Linger", e o álbum de estréia, Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We?, um grande sucesso nos Estados Unidos e logo depois no Reino Unido. O single "Dreams" também tornou-se um sucesso, alcançando a 14ª posição nas paradas dos EUA.
Em 1994, O'Riordan casou-se com Don Burton, o gerente de turnê da banda. A posição de O'Riordan como líder da banda estava causando tensões dentro do grupo enquanto gravavam No Need to Argue, outro álbum de sucesso que incluía "Zombie", um protesto sobre a violência entre extremistas protestantes e católicos na Irlanda do Norte na época do conflito norte-irlandês. O álbum trouxe à banda imensa popularidade na Europa e EUA.
No meio de boatos sobre a iminente saída de O'Riodan da banda, o álbum To the Faithful Departed foi lançado, que teve ótima vendas, mesmo a crítica ter baixado o pau.
Nos próximos anos, a banda cancelou uma grande turnê programada e boatos de uma separação surgiram novamente. Eles lançaram Bury the Hatchet, com opiniões variadas da crítica, em 1999.
Em 2001, lançaram Wake Up and Smell the Coffee recebendo opiniões como "a magia está de volta". O álbum estreou na 46ª posição nas paradas dos EUA. A banda parecia estar de volta.
Uma coletânea de grandes sucessos, Stars - The Best of 1992-2002 foi lançada em 2002, junto de um DVD com os videoclipes da banda.
No entanto, em 2003 a banda anunciou que iria tomar algum tempo para suas carreiras individuais. Mais cedo naquele ano, O'Riordan tinha cantado a canção principal do filme A Paixão de Cristo, "Ave Maria", e tinha até composto uma canção para o filme Evilenko.
O próximo álbum foi colocado em espera, após doze anos de turnês e promoção, com a venda total de álbuns da banda excedendo 42 milhões.
Após a turnê de Dolores O'Riordan pelo mundo ao longo de sete meses e das novas produções da banda '''Arkitekt''' (Noel Hogan), o antigo produtor do The Cranberries Stephen Street decidiu lançar um CD com músicas gravadas durante o ano de 2003 para o 6º álbum do grupo, fato que não ocorreu devido a pausa dos integrantes no mesmo ano.
O novo CD seria composto por duas músicas inéditas já tocadas durante concertos em Londres e Bolzano (ambos durante a turnê de verão de 2003) intituladas "Astral Projection" e "In It Together" além de títulos conhecidos devido a algumas entrevistas dos integrantes, como "The Fall", "Someday" e "Raining In My Heart". Segundo o site oficial da banda em Janeiro Dolores gravaria os vocais no seu estúdio particular enquanto guitarra e bateria seriam gravados no estúdio de Fergal (baterista). Após a gravação os integrantes seguiriam com seus projetos individuais. Ainda não há data prevista para o lançamento.
Álbuns de estúdio
Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We? (abril de 1993)
No Need to Argue (setembro de 1994)
To the Faithful Departed (abril de 1996)
Bury the Hatchet (abril de 1999)
Treasure Box:The Complete Sessions 1991-1999 (1999)
Wake Up and Smell the Coffee (outubro de 2001)
Stars - The Best of 1992-2002 (setembro de 2002)


Singles
"Uncertain EP" (1991)
"Dreams" (setembro de 1992)
"Linger" (fevereiro de 1993)
"Linger" (relançamento) (janeiro de 1994)
"Dreams" (relançamento) (abril de 1994)
"Zombie" (setembro de 1994)
"Ode To My Family" (novembro de 1994)
"I Can't Be With You" (fevereiro de 1995)
"Ridiculous Thoughts" (julho de 1995)
"Salvation" (abril de 1996)
"Free To Decide" (julho de 1996)
"Hollywood" (exclusivamente na França)
"Promises" (abril de 1999)
"Animal Instinct" (julho de 1999)
"Just My Imagination" (outubro de 1999)
"You And Me" (janeiro de 2000)
"Analyse" (setembro de 2001)
"Time Is Ticking Out" (janeiro de 2002)
"This Is The Day" (abril de 2002)
"Stars" (setembro de 2002)








Linger


Dreams


Just my Imagination


DVDs e vídeos
Beneath the Skin - Live in Paris
Um super show em um estádio de futebol lotado em Paris. Nos extras desse DVD há clip's da banda em diversas fases, "How"-1993, "Not Hollywood"-1996 e outras apresentações ao vivo, além dos clips de studio de "promises", "animal instinct" e "just my imagination".
Stars - The Best of 1992-2002 (2002)
Live - Live in Astoria (DVD)

0 comentários:

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Design by Dzelque Blogger Templates 2008

EXPRESSO REDE - Design by Dzelque Blogger Templates 2008